Please reload

Posts Recentes

A IMPORTÂNCIA DE MONITORAR GASES

November 13, 2018

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

2° Parte da Série sobre Detecção de Gases para Espaços Confinados - Definições (Teste de Resposta VS Verificação de Calibração)

16 Oct 2019

 

 

Teste de resposta (Bump Test)

 

 

 

 

Esta é uma verificação de função qualitativa na qual um gás de desafio é passado sobre o (s) sensor (es) em um tempo de concentração e exposição suficiente para ativar todas as configurações de alarmes. O objetivo desta verificação é confirmar que o gás pode chegar ao(s) sensor(es) e que todos os alarmes do instrumento estão funcionando. O teste de resposta ou bump test não fornece uma medida da precisão do instrumento, é muito importante que o gás de concentração tenha uma concentração igual ou superior para ativar o 2° alarme do instrumento, com isso teremos mais garantia de funcionamento e brevidade no teste.

 

Pode ser feito de maneira manual ou com estação.

 

 

Verificação de calibração

 

 

Uma verificação de calibração verifica se o(s) sensor(es) e os alarmes respondem dentro dos limites aceitáveis ​​do fabricante, expondo o instrumento a um gás de teste. O operador compara a leitura com a concentração do gás de teste (conforme indicado no cilindro que contém o gás de teste). Se a resposta do instrumento estiver dentro da faixa aceitável da concentração do gás de teste (tipicamente ± 10% da concentração do gás de teste), a verificação da calibração verificou a precisão do instrumento. (Observação: a OSHA recomenda que os operadores verifiquem com o fabricante do instrumento as faixas de tolerância aceitáveis.) Um operador deve "zerar" um instrumento (redefinir o ponto de referência, em alguns casos, gás "zero ar" pode ser necessário) antes de realizar a verificação de calibração para garantir que os resultados da verificação de calibração sejam precisos. Ao realizar uma verificação de calibração, a concentração do gás de teste deve ser alta o suficiente para acionar o (s) alarme (s) do instrumento.

 

Se os resultados da verificação de calibração não estiverem dentro da faixa aceitável, o operador deverá realizar uma calibração completa. 

 

A Verificação de calibração não é bem divulgada no Brasil, sendo assim usam erroneamente esse método como bump test, a GFG recomenda que uma verificação de calibração seja feito num intervalo que não ultrapasse 30 dias, veja as com os seus fabricantes as recomendações.

 

Conclusão:

 

O Teste de Resposta (bump test) é um teste qualitativo que ativa os alarmes com base do gás padrão inserido e a Verificação de Calibração é para identificar se o instrumento está na margem de erro da concentração padrão.

 

Fontes: 

  1. NR-33

  2. NBR-16.577

  3. Guia Prático NR33

  4. Campos, Armando Augusto Martins. Guia pra Trabalhos em Espaços Confinados. ABPA. São Paulo, 2009.

  5. GFG - https://goodforgas.com 

  6. OSHA 1910.146 “permit-required confined spaces”

  7. International Safety Equipment Association (ISEA) Statement on Validation of Operation for Direct Reading Portable Gas Monitors - https://safetyequipment.org/